Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Esse é um blog voltado a um assunto bastante interessante.Trata-se de Clonagem terapeutica,uma grande e importante perspectiva da ciência para o futuro,principalmente para tratamentos.Mas,também é um assunto muito polêmico,afinal toda tecnologia gera polêmica.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mais Curiosidades...

Cientistas coreanos anunciaram ter clonado embriões humanos, pela primeira vez, para obter células-tronco. Isso é clonagem terapêutica?
Sim. O estudo confirmou a possibilidade de obter células-tronco pluri-potentes com a clonagem terapêutica ou transferência de núcleos. O trabalho foi feito graças à participação de voluntárias que doaram óvulos e células cumulus (células que ficam ao redor dos óvulos) para contribuir com as pesquisas. As células cumulus, que já são células diferenciadas, foram transferidas para os óvulos dos quais haviam sido retirados os próprios núcleos. Dentre esses, 25% conseguiram se dividir e chegar ao estágio de blastocisto e, portanto, capazes de produzir linhagens de células-tronco pluripotentes. Entretanto, essa técnica só teve sucesso quando a célula cumulus e o óvulo pertenciam à mesma mulher. Os pesquisadores coreanos relatam também que não obtiveram sucesso quando usaram células masculinas,o que mostra que essa técnica ainda tem limitações.

Qual é a diferença entre clonagem terapêutica e clonagem reprodutiva?
A clonagem reprodutiva humana, condenada por todos os cientistas, é a técnica pela qual pretende-se fazer uma cópia de umindivíduo. Nessa técnica, transfere-se o núcleo de uma célula, que pode ser uma célula de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. Se o óvulo com esse novo núcleo começasse a se dividir, fosse transferido para um útero humano e se desenvolvesse, ter-se-ia uma cópia da pessoa de quem foi retirado o núcleo da célula.

A diferença fundamental entre os dois procedimentos é que:
1) Na transferência de núcleos para fins terapêuticos as células são multiplicadas em laboratório para formar tecidos;
2) A clonagem reprodutiva humana requer a inserção em um útero humano.

Por que a clonagem terapêutica é um assunto polêmico?
Toda tecnologia nova gera polêmicas. Os argumentos das pessoas que se opõem à clonagem terapêutica são: isso vai abrir caminho para a clonagem reprodutiva, isso vai gerar um comércio de óvulos e embriões. Nesse sentido é fundamental lembrar que existe um obstáculo intransponível, que é o útero. Basta proibir a transferência para o útero de embriões produzidos por clonagem terapêutica.


http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=17933

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do blog?