Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Esse é um blog voltado a um assunto bastante interessante.Trata-se de Clonagem terapeutica,uma grande e importante perspectiva da ciência para o futuro,principalmente para tratamentos.Mas,também é um assunto muito polêmico,afinal toda tecnologia gera polêmica.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Clonagem- Como tudo começou???



A clonagem humana começou a ser explorada para que os médicos conseguissem descobrir formas para curar certas doenças. Mas tal como previsto as investigações foram publicadas, estando logo disponíveis em todo o Mundo. Chegamos ao ponto de alguém começar a investigar uma forma de clonar um Humano! Ninguém acreditava que fosse possível.
A clonagem da ovelha Dolly foi um sucesso... mas só depois de 277 tentativas é que a conseguiram criar. E a ovelha nasceu com problemas, sendo diagnosticados problemas pulmonares e uma artrite, o que é frequente só em ovelhas mais velhas. Os médicos continuam a achar a clonagem humana muito perigosa. Os animais clonados até aos nossos dias apresentam quase todos problemas pulmonares.
Por outro lado há gente que não aceita a clonagem humana porque acha que é perigosa e é um risco para a humanidade. No entanto há pais que perderam os filhos e gostavam de reavê-los, concordando com a clonagem.
Foi então que a empresa Clonaid, que já existe desde 1997, decidiu deitar “mãos à obra” reunindo um grupo de cientistas em 2000 e começarem a trabalhar para se conseguir criar o primeiro “humano-robô”, ou seja o primeiro ser humano clonado. A Dr. Brigitte Boisselier foi a pessoa que coordenou o projecto até ao fim. O primeiro laboratório construído para criar Humanos apareceu em 2001.
Só em 2002 é que apareceu o primeiro bebé clonado. Nasceu nos EUA, e foi clonado pela empresa Clonaid. Mas muitos cientistas continuam a proteger a sua posição, e aproveitaram para desmentir, dizendo que a empresa não tinha as provas de ADN. O pai do bebé, viajou até ao Brasil para provar que o ADN era idêntico ao do seu falecido filho. Foi então que se começou a clonar mais seres humanos, e o segundo “bebé robô” nasceu na Alemanha. Foram ainda clonados mais três bebés. Será que no futuro seremos um bando de pessoas clonadas?

http://100riscos.cvg.com.pt/clonagem.html

Nada melhor do que ser clonado... rsrs



http://farm4.static.flickr.com/3551/3503882883_22f02e1c7e.jpg

O que é...




É a transferência de núcleos de uma célula para um óvulo sem núcleo. Ela nada mais é do que um aprimoramento das técnicas hoje existentes para culturas de tecidos, que são realizadas há décadas. A grande vantagem é que, ao transferir o núcleo de uma célula de uma pessoa para um óvulo sem núcleo, esse novo óvulo ao dividir-se gera, em laboratório, células potencialmente capazes de produzir qualquer tecido. Isso abre perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só é possível cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido de onde foram retiradas.


http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=17933

Para que Serve...

Muitas pessoas pensam que a clonagem serve apenas para a criação de cópias de seres humanos. Entretanto, vários cientistas a vêem como uma possibilidade de cura para diversas doenças que atualmente não podem ser tratadas. Trata-se da tão falada clonagem terapêutica.
Esse processo consiste em obter um embrião da pessoa doente por meio da clonagem e retirar as células-tronco dele. Essas células têm potencial para se transformar em qualquer tipo de célula adulta do nosso corpo, como, por exemplo, células cardíacas ou nervosas. Assim, elas poderiam ser estimuladas a se transformar no mesmo tipo de célula que estão lesadas no organismo do doente. Por exemplo: uma pessoa com leucemia que necessitasse de um transplante de medula seria clonada, dando origem a um embrião, do qual seriam retiradas células-tronco. Dessa forma, a pessoa seria doadora para si mesma, sem correr o risco de que seu organismo viesse a rejeitar o transplante, pois as células utilizadas seriam retiradas de seu clone, que apresentaria a mesma constituição genética que ela.
Mas ainda existe uma séria e relevante discussão envolvendo a técnica: embriões teriam de ser sacrificados em prol da vida do doente. Muitas pessoas no mundo inteiro se manifestam contra esse procedimento, alegando que, se o embrião não tivesse seu desenvolvimento interrompido, uma pessoa nasceria. Isso é comparar essa forma de clonagem a um aborto. Por outro lado, muitas pessoas portadoras de doenças genéticas ou lesões medulares que impedem a locomoção defendem essa técnica porque enxergam nela a única possibilidade de cura definitiva atualmente conhecida.

http://www.educacional.com.br/foruns/proposta.asp?id=48243%20

Desvantagens da Clonagem Terapeutica

A desvantagem é a destruição dos embriões a partir dos quais essas células forem colhidas.
Ouvimos que a clonagem pode ameaçar a dignidade do clone, ou que os cientistas estão brincando de Deus e tentando criar um futuro desumanizado, gerando castas como em uma colméia, em que o genoma de inúmeros indivíduos será único e padronizado. Estes argumentos nos deixam a impressão que a clonagem terapêutica humana será condenada por todos ou considerada um crime contra a humanidade.
http://www.cienciaviva.pt/projectos/genoma2003/epm.asp

Vantagens da Clonagem Terapeutica...

A grande vantagem é que, ao transferir o núcleo de uma célula de uma pessoa para um óvulo sem núcleo, esse novo óvulo ao dividir-se gera, em laboratório, células potencialmente capazes de produzir qualquer tecido.
Isso abre perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só é possível cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido de onde foram retiradas.
A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição, se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto.
No caso de portadores de doenças genéticas não seria possível usar as células da própria pessoa (porque todas têm o mesmo defeito genético), mas de um doador que fosse compatível, por exemplo, a mãe de um afetado por distrofia muscular progressiva.


http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/15886

Como é Utilizada?




É utilizado em laboratório para a produção de Célula embrionária/células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão duma pessoa doente para transplante.As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex:neurônio/doenças neurológicas,diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).
As Célula embrionária/células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As células músculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem#Clonagem_terap.C3.AAutica

Fique Ligado!!

A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto. Entretanto, esta técnica tem suas limitações. O doador não poderia ser a própria pessoa quando se tratasse de alguém afetado por doença genética, pois a mutação patogênica causadora da doença estaria presente em todas as células. No caso de usar-se linhagens de células-tronco embrionárias de outra pessoa, ter-se-ia também o problema da compatibilidade entre o doador e o receptor. Seria o caso, por exemplo, de alguém afetado por distrofia muscular progressiva, pois haveria necessidade de se substituir seu tecido muscular. Ele não poderia utilizar-se de suas próprias células-tronco, mas de um doador compatível que poderia, eventualmente, ser um parente próximo. Além disso, não sabemos se, no caso de células obtidas de uma pessoa idosa afetada pelo mal de Alzheimer, por exemplo, se as células clonadas teriam a mesma idade do doador ou se seriam células jovens. Uma outra questão em aberto diz respeito à reprogramação dos genes que poderiam inviabilizar o processo dependendo do tecido ou do órgão a ser substituído. Em resumo, por mais que sejamos favoráveis à clonagem terapêutica, trata-se de uma tecnologia que necessita de muita pesquisa antes de ser aplicada no tratamento clínico. Por este motivo, a grande esperança, a curto prazo, para terapia celular, vem da utilização de células-tronco de outras fontes.


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/biotecnologia3.php

Mais Curiosidades...

Cientistas coreanos anunciaram ter clonado embriões humanos, pela primeira vez, para obter células-tronco. Isso é clonagem terapêutica?
Sim. O estudo confirmou a possibilidade de obter células-tronco pluri-potentes com a clonagem terapêutica ou transferência de núcleos. O trabalho foi feito graças à participação de voluntárias que doaram óvulos e células cumulus (células que ficam ao redor dos óvulos) para contribuir com as pesquisas. As células cumulus, que já são células diferenciadas, foram transferidas para os óvulos dos quais haviam sido retirados os próprios núcleos. Dentre esses, 25% conseguiram se dividir e chegar ao estágio de blastocisto e, portanto, capazes de produzir linhagens de células-tronco pluripotentes. Entretanto, essa técnica só teve sucesso quando a célula cumulus e o óvulo pertenciam à mesma mulher. Os pesquisadores coreanos relatam também que não obtiveram sucesso quando usaram células masculinas,o que mostra que essa técnica ainda tem limitações.

Qual é a diferença entre clonagem terapêutica e clonagem reprodutiva?
A clonagem reprodutiva humana, condenada por todos os cientistas, é a técnica pela qual pretende-se fazer uma cópia de umindivíduo. Nessa técnica, transfere-se o núcleo de uma célula, que pode ser uma célula de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. Se o óvulo com esse novo núcleo começasse a se dividir, fosse transferido para um útero humano e se desenvolvesse, ter-se-ia uma cópia da pessoa de quem foi retirado o núcleo da célula.

A diferença fundamental entre os dois procedimentos é que:
1) Na transferência de núcleos para fins terapêuticos as células são multiplicadas em laboratório para formar tecidos;
2) A clonagem reprodutiva humana requer a inserção em um útero humano.

Por que a clonagem terapêutica é um assunto polêmico?
Toda tecnologia nova gera polêmicas. Os argumentos das pessoas que se opõem à clonagem terapêutica são: isso vai abrir caminho para a clonagem reprodutiva, isso vai gerar um comércio de óvulos e embriões. Nesse sentido é fundamental lembrar que existe um obstáculo intransponível, que é o útero. Basta proibir a transferência para o útero de embriões produzidos por clonagem terapêutica.


http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=17933

sábado, 3 de abril de 2010


Clonagem Terapeutica e Mal de Parkinson
A doença de Parkinson, que atinge cerca de 2 em cada 1000 pessoas, independentemente de etnia ou condição sócio-econômica, caracteriza-se pela disfunção ou morte dos neurônios produtores da dopamina (neurônios dopaminérgicos), no sistema nervoso central. Os sintomas geralmente iniciam-se entre 55 e 65 anos de idade, mas em alguns casos antes mesmo dos 40.
Embora algumas formas sejam hereditárias (já foram identificados pelo menos 8 genes responsáveis), na grande maioria dos casos a doença de Parkinson é idiopática, ou seja, de causa ainda não esclarecida.
Independentemente da causa, substituir os neurônios produtores de dopamina através da terapia celular com células-tronco embrionárias, tem sido o foco de muitas pesquisas - e discussões. Um trabalho publicado nesta semana na revista Nature Medicine, por Viviane Tabar e colaboradores, mostrou que camundongos com doença de Parkinson tratados a partir de neurônios derivados de células-tronco embrionárias, melhoraram significantemente seus sintomas. Para conseguir esse feito, os pesquisadores usaram as próprias células dos camundongos afetados para produzir células “embrionárias” através da técnica de clonagem terapêutica.

Como é essa técnica?

A técnica, a mesma que foi usada pelos pesquisadores britânicos Keith Campbell e Ian Wilmut para gerar a famosa ovelha Dolly, consiste em retirar o núcleo de uma célula já diferenciada (da pele, por exemplo) e colocar em um óvulo vazio, sem núcleo. Se a experiência for bem sucedida, isto é, se o óvulo começar a se dividir, ele readquire as mesmas características de uma célula embrionária. Consegue formar qualquer tecido. É importante lembrar que todo esse processo é realizado em laboratório, sem inserção em útero. Foi esse o caso descrito no artigo da Nature Medicine, desta semana, realizado em camundongos com Parkinson. Os pesquisadores retiraram células da cauda dos camundongos doentes (com Parkinson), inseriram em óvulos de camundongos sem núcleo, produziram linhagens de células-tronco embrionárias e conseguiram diferenciá-las em neurônios dopaminérgicos. Esses neurônios foram então re-transplantados nos animais doentes. A grande vantagem no caso é que ao usar-se as próprias células não há rejeição. De fato os animais que foram submetidos a um auto-transplante melhoraram mais do que aqueles que receberam células obtidas de um outro animal.

Por: Mayana Zatz

mhtml:file://C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Lory Santana\Clonagem terapêutica e Mal de Parkinson « Genética - Mayana Zatz - VEJA_com.mht!http://veja.abril.com.br/blog/genetica/clonagem-terapeutica-e-mal-de-parkinson/

Video-Clonagem Terapeutica

O que você achou do blog?